14ª Conferência Nacional de Saúde

16/11/11

Considerado o evento sobre saúde mais importante no Brasil, a 14ª Conferência Nacional de Saúde acontece em Brasília, Distrito Federal, no período de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011. Sob o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”, a 14ª Conferência tem por objetivo discutir a política nacional de saúde, segundo os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade. As principais políticas públicas de saúde em vigor foram fomentadas e construídas a partir de debates e discussões realizados nas últimas Conferências Nacionais de Saúde.

Entre abril e outubro deste ano, um total de 4374 conferências municipais e estaduais foram realizadas para subsidiar o debate durante a etapa nacional. Mais de 600 propostas chegaram a Brasília para análise da equipe de relatoria. Temas contra a privatização do SUS e a necessidade de maior representatividade dos conselhos foram comuns nas discussões. Dentre as cinco regiões do país, a Nordeste saiu na frente em número de conferências realizadas com 92% dos municípios atingidos. Bahia, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte alcançaram todos os municípios de seus estados.

Fontes: CNS (http://conselho.saude.gov.br/)