4º Encontro Nacional dos Farmacêuticos no Controle Social da Saúde

4_enccontronacional

21 NOV 2013, Quinta-feira

9h às 17h – Curso de Formação para acompanhamento da Política Nacional de Assistência Farmacêutica na Saúde
Público alvo: Conselheiros de Conselhos de Saúde (Local, Municipal, Estadual ou Nacional) e participantes de movimentos sociais da saúde. Não é necessário ser farmacêutico.

Ministrantes:
Célia Chaves – Professora aposentada da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Fernanda Manzini – Farmacêutica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Luciano Soares – Professor do Curso de Farmácia da Universidade da Região de Joinville (Univille)
Margô Gomes de Oliveira Karnikowski – Professora da Universidade de Brasília (UnB)

Ementa:
Breve resgate histórico da Assistência Farmacêutica no SUS. Controle Social do SUS. Como o Controle Social tem contribuído efetivamente para a concretização da Assistência Farmacêutica no SUS. Papel do conselheiro de saúde: quem ele representa, como é feito o diálogo com a base. A importância dos farmacêuticos ocuparem espaços no controle social. Participação em movimentos sociais. Papel das Conferências de Saúde e dos Planos de Saúde. Acompanhamento das atividades relacionadas à área: Análise das contas, processo de seleção de medicamentos, Remume, CFT, judicialização, serviços farmacêuticos, elaboração do Plano de Saúde, entre outros. Câmara Técnica da Assistência Farmacêutica. Desafios atuais da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.
18h – Abertura Oficial – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 – São Paulo/SP
19h – Sessão Comemorativa:  Os 10 anos da I Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica: a força do controle social.
21h – Coquetel de Abertura com Programação Cultural

22 NOV 2013, Sexta-feira

9h às 12h – Mesa Redonda – O controle Social da Saúde e o farmacêutico

Palestrantes convidados:
Julia Roland – Diretora do Departamento de Apoio à Gestão Participativa – DAGEP/SGEP/MS
Ronald dos Santos – Presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos e Conselheiro do Conselho Nacional de Saúde
Rilke Novato Públio – Vice-presidente da Fenafar e ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Betim-MG
José de Filippi Junior – Presidente do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo e Secretário Municipal de Saúde

Coordenador: Paulo Teixeira – Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo
14h às 15h30 – Grupos de Debates
Grupo 1 – Pergunta a ser respondida: Quais as possibilidades de atuação dos conselhos de saúde para a garantia do direito de acesso aos medicamentos?
Grupo 2 – Pergunta a ser respondida: Qual o papel dos movimentos sociais e entidades de representação no controle social da saúde?
Grupo 3 – Pergunta a ser respondida: Como o controle social pode colaborar para o uso racional de medicamentos?
15h30 às 16h – Intervalo para o Café
16h às 18h – Apresentação dos grupos de Debates e Elaboração da Carta de São Paulo.