Ato do Outubro Rosa tem o apoio do SINDIFARMA

secaoespecial

Dentro das atividades para marcar a luta contra o câncer de mama em Salvador, reforçando a campanha Outubro Rosa, a Câmara Municipal realizará uma sessão especial nesta sexta-feira (11), às 9 horas, no Plenário Cosme de Farias (o principal daquela casa legislativa).

A vereadora Aladilce Souza está à frente do evento legislativo, que conta com o apoio do SINDIFARMA, como podem ver no cartaz do evento, abaixo.

A sessão destacará a instituição da Lei Federal n° 12.732/12, que determina o direito de pacientes se submeterem ao primeiro tratamento no SUS em um prazo máximo de 60 dias após o diagnóstico. A lei entrou em vigor em maio deste ano.

Foram convidados para a sessão representantes do Ministério Público da Bahia, da União Brasileira de Mulheres (UBM), do Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (Naspec), da Sociedade de Mastologia da Bahia, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

História

A iniciativa do Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, em 1997. Desde então, o laço rosa tornou-se o símbolo da luta contra o câncer de mama. No Brasil, o movimento começou em São Paulo, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado de rosa.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que 52.600 mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama este ano.

secaoespecialEm 2010, o Brasil registrou 12.853 casos de mortes decorrentes do câncer de mama, o 4º tipo mais letal da doença.