Conselho municipal de Lauro de Freitas realiza plenária com candidatos à prefeitura

Conforme recomendações do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Conselho Municipal de Lauro de Freitas realizou em plenária, no dia 22 de setembro, uma audiência pública com os candidatos à prefeitura, para firmar compromissos em defesa e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Plenária, a candidata pelo PT, Moema Gramacho, e sua vice Mirela Macedo (PSD), confirmaram compromisso público com a defesa e o fortalecimento do SUS no município. A audiência foi presidida pelo diretor do Sindifarma, Clóvis Reis, que também é servidor público municipal e membro do Conselho Municipal de Saúde de Lauro de Freitas. Na audiência, a candidata Moema Gramacho apresentou o Plano Participativo de Governo para a saúde e respondeu aos questionamentos dos conselheiros de saúde.

Entre outros compromissos, Moema manifestou-se contra a PEC 241/2016 – que prevê redução de verbas da saúde e educação -, em consoante com a posição defendida pelo Conselho de Saúde. Entretanto, o candidato Mateus Reis (PSDB-PMDB), manifestou-se a favor da PEC 241/2016. Já o candidato Chico Franco (DEM-PSC), não compareceu à audiência para firmar sua posição ou compromisso perante o controle social da saúde.