Dengue

13/03/12

Cuba realizará, neste ano, testes clínicos de uma vacina tetravalente da dengue em humanos. O anúncio foi feito na última quarta-feira (7), por autoridades do setor de saúde no Congresso Internacional de Biotecnologia, em Havana.

O diretor do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (Cigb), Gerardo Guillén, explicou que pesquisas realizadas em macacos mostraram que a vacina conseguiu controlar a multiplicação do vírus. No entanto, devido ao fato de existirem quatro tipos de vírus diferentes da dengue, a vacina precisaria resistir a cada um deles, por isso seu caráter tetravalente.

A pesquisadora Lisset Hermida, que coordena a equipe que executa o projeto, disse que ele começou a ser desenvolvido em 1992, e o estágio atual está na fase de testes pré-clínicos em primatas, que antecede as provas realizadas com humanos. Até o momento não existem medicamentos para prevenir a doença. Além do Cigb, outros três institutos trabalharam no desenvolvimento da vacina.

 

No Brasil

No ano passado, o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz apresentaram informações sobre suas pesquisas. Na ocasião, a iniciativa mais avançada foi a do laboratório francês Sanofi Pasteur, que iniciou no mês de agosto a última fase de testes no Brasil. A empresa prevê o lançamento da vacina para 2014. O Ministério da Saúde informou que deverá adotar a vacina que for lançada primeiro no mercado.

 

Fontes: Agência EFE (em http://www.atarde.com.br/) e Estadão (http://www.estadao.com.br/); textos editados

FARMACÊUTICO