Inibidores de Apetite

04/10/11

A Diretoria Colegiada da Anvisa decide pela retirada dos medicamentos inibidores de apetite do tipo anfetamínico do mercado e pela manutenção da sibutramina como medicamento para o tratamento da obesidade, com a imposição de novas restrições. A determinação se deu hoje (4), durante a 10ª Reunião Pública da Dicol, na sede da Agência, em Brasília.

Anfetamínicos

De acordo com a decisão dos diretores, os medicamentos femproporex, mazindol e anfepramona terão seus registros cancelados, ficando proibida a sua produção, o comércio, a manipulação e o uso destes produtos. Estes três medicamentos são do grupo denominado inibidores de apetite do tipo anfetamínico.

O relatório apresentado durante a reunião mostra que o uso dos anfetamínicos está baseado na prática clínica , que é o tipo de evidência menos consistente e menos segura segundo os padrões atuais para registro de medicamentos. O texto informa ainda que há evidências de eventos adversos graves que, associadas à ausência de dados confiáveis de segurança, justificaram a decisão dos diretores.

Sibutramina

Em relação à sibutramina, a decisão da diretoria da Anvisa,foi de manter o medicamento no mercado com a inclusão de novas exigências e mais restrições para o uso do produto. Um das restrições que será estabelecida é a descontinuidade do uso da sibutramina em pacientes que não tiverem resultados após quatro semanas de uso do produto.

Fonte: (http://portal.anvisa.gov.br/); texto editado

FARMACÊUTICO