Inibidores de Apetite

Anvisa lança campanha de esclarecimentos à população

03/01/12

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária iniciou, na última semana de dezembro, uma ação de comunicação para esclarecer a população sobre a retirada dos inibidores de apetite do mercado. A campanha também chama a atenção para a necessidade da adoção de hábitos saudáveis.

Nesta primeira fase, a ação será veiculada nas rádios de nove capitais, incluindo Salvador. O texto da mensagem que será transmitida no rádio lembra a população de que a melhor maneira de emagrecer é ter uma vida saudável, com alimentação balanceada e atividade física semanal. Em fevereiro, a segunda parte da campanha será veiculada nas TVs em rede nacional.

Além da capital baiana, fazem parte da campanha as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Porto Alegre. As cidades foram avaliadas como prioritárias para atingir o público alvo consumidor de emagrecedores.

 

ANOREXÍGENOS

No último mês de outubro, a Anvisa decidiu cancelar os registros dos medicamentos do tipo anfetamínicos, utilizados como inibidores de apetite. A decisão foi motivada pela reavaliação destes produtos, que demonstrou a ausência de dados positivos sobre sua eficácia e segurança. Na mesma ocasião, a Anvisa definiu regras mais rígidas para o medicamento Sibutramina, utilizado no tratamento da obesidade.

A Agência também criou um hotsite sobre inibidores de apetite, para disponibilizar mais informações sobre esses medicamentos. O endereço é http://www.anvisa.gov.br/hotsite/anorexigenos/index.html

 

Fonte: Anvisa (http://portal.anvisa.gov.br/); texto editado