Representantes participam do Seminário para implementação da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS Bahia

O Seminário para implementação da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS Bahia aconteceu nos dias 11 e 12 de dezembro, no Hotel Fiesta. Esse momento tão esperado representou uma grande conquista para os Sindicatos pleiteadores da Proposta – Sindicato dos Farmacêuticos, Sindicato dos Enfermeiros, Sindicato de Nutrição, Sindicato de Odontologia e Sindicato de Psicologia.

IMG-20131210-WA0001

Buscou-se na implantação da Mesa de Negociação, instituir um processo de democratização nas relações de trabalho; um novo paradigma nas relações trabalhista pela desprecarização do trabalho no SUS Estadual; além de um espaço de dialogo e negociação dos conflitos trabalhistas.

Esta iniciativa representa para todos a criação de um espaço democrático onde juntos, gestores e trabalhadores, representados pelas suas Entidades, os Sindicatos de Classe, debaterão e postarão em consenso as questões referentes às relações trabalhistas e os pontos pertinentes à força de trabalho em saúde (jornada, PCCS, saúde do trabalhador, formação e qualificação, protocolo antiassédio, etc).

20131211_112333

Enfim, o que se busca é uma gestão local que estimule regulação e desprecarização do trabalho no SUS. Para assim, minimizar conflitos e tensões no ambiente de trabalho e, consequentemente, a qualidade dos serviços públicos prestados à população. Por fim, há o aguardo da SESAB /DEGETS, a formalização da MESA com a publicação da portaria que institui a composição dos membros da mesma.

20131211_112239

De acordo com a Dra. Eliane Simões, diretora do Sindifarma e uma das responsáveis que lutou  para implantação e a concretização dessa Mesa, junto com as demais entidades envolvidas nesse processo, “é esperado ainda a socialização para todos os participantes do Seminário, o produto final, o documento, que foi elaborado pelos grupos de trabalho numa construção coletiva referente às  questões prioritárias relativas à Desprecarização do Trabalho no SUS Bahia”.