VI Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária

Saudação oficial (4 negritos nossos) (demais informações, no site oficial) É com grande satisfação que apresentamos o VI Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária / II Simpósio Pan-americano de Vigilância Sanitária. De 27 a 30 de outubro de 2013, estaremos reunidos em Porto Alegre para debater,...

Saudação oficial (4 negritos nossos)

1380288_10201885278954466_249537895_n

(demais informações, no site oficial)

É com grande satisfação que apresentamos o VI Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária / II Simpósio Pan-americano de Vigilância Sanitária. De 27 a 30 de outubro de 2013, estaremos reunidos em Porto Alegre para debater, com colegas de todo o país e dos países das Américas, as questões da atualidade que desafiam a vigilância sanitária. Os debates se organizam em torno do tema: “Vigilância Sanitária, Desenvolvimento e Inclusão: dilemas da regulação e da proteção à saúde”.

O VI SIMBRAVISA/II Pan-americano de Vigilância Sanitária, preservando sua tradição, sera dedicado a promover diálogos: entre os serviços de saúde e a academia, entre os países da região e com a sociedade civil organizada. Será também espaço para integração de diferentes culturas e tradições, de exploração da diversidade como fonte de riqueza para o enfrentamento dos desafios postos para a vigilância sanitária e a saúde coletiva.

A programação científica dos eventos aborda as tensões e os dilemas entre as atividades regulatórias relativas ao campo da vigilância sanitária e o modelo de desenvolvimento hegemônico na atualidade, não só no Brasil, mas em outros países das Américas. Espera-se aprofundar o debate sobre: os impactos que esse modelo provoca na situação de saúde individual e coletiva; sua capacidade de incluir ou excluir social e economicamente parcelas da população mais vulnerável; e, trazer à luz alternativas de organização e de ação da vigilância sanitária, considerando as desigualdades e os riscos à saúde que o crescimento econômico provoca na sociedade.

O tema central dos eventos é abordado a partir de três conjuntos de ideias aglutinadoras:

1. Desenvolvimento, democracia, acesso, inclusão, proteção social, cidadania, direito à saúde
2. Regulação sanitária, Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), inclusão e proteção da saúde
3. Organização do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária para a proteção da saúde, relações intersetoriais e internacionais, estrutura e processo de trabalho, inclusão, controle social.
Os trabalhos serão organizados em duas categorias: trabalhos científicos e relatos de experiências. Poderão ser apresentados em formato de pôsteres e serão debatidos nas Discussões Temáticas ou Comunicações Coordenadas.

No período que antecede o evento, serão realizados cursos, oficinas e sessões especiais com intuito de promover oportunidades de atualização e aproximação de temas relevantes para a atuação e reflexão acerca da vigilância sanitária.

A arte e a cultura do Rio Grande do Sul estarão presentes durante todo o evento e teremos a oportunidade de usufruir de sua riqueza, refletida em um conjunto diversificado de apresentações e ambientações.

Esperamos reunir cerca de dois mil participantes, em Porto Alegre. Além da participação nacional, busca-se propiciar a troca de experiência e a consolidação de redes de cooperação com outros países, com a realização do II Simpósio Pan-Americano de Vigilância Sanitária e tornar esse espaço de reflexão em uma excelente oportunidade de pensar as questões relativas à vigilância sanitária em múltiplas escalas. A heterogeneidade e diversidade entre os países das Américas devem ser vistas como aspectos positivos e desvendar as muitas potencialidades de convergência.