XII Conferência Municipal da Saúde acontece em Salvador com representantes da área

Entre 09 e 11 de dezembro foi realizada a XII Conferência Municipal de Saúde, no Hotel Pestana da Bahia, no Rio Vermelho. Durante os três dias, representantes da sociedade civil, gestores e profissionais da área debateram os desafios e as perspectivas, além de aprovar propostas de melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS) na capital baiana. Esse ano a Conferência traz como tema “Atenção Básica, um compromisso de todos”.

20131209_175928

No terceiro e mais esperado dia, aconteceram as plenárias em torno da Atenção Primária à Saúde, Redes Assistenciais, Vigilância em Saúde, Promoção da Saúde, Novas Tecnologias em Saúde, Gestão Participativa, Política de desenvolvimento de pessoas e educação permanente e Financiamento para o SUS. As propostas aprovadas farão parte do Plano Municipal de Saúde e serão diretrizes nos próximos quatro anos.

A vereadora Aladilce (PCdoB) afirmou que esta 12ª edição foi a maior Conferencia já realizada na história de Salvador, e defendeu a participação ativa sobre “aonde a saúde deve estar”, preocupando-se com a intensa privatização do serviço de saúde que prejudica o SUS.

20131209_171309

Delegados do Sindifarma-Ba e do CRF-BA participaram ativamente representando a categoria dos farmacêuticos. Estiveram presentes pelo sindicato Dra. Soraya Amorim e Dra. Eliane Simões; além de Dra. Sônia Carvalho, Dra. Ligia Barbosa e Dr. Luciano Sales, pelo Conselho Regional de Farmácia. Todos eles votaram a favor de duas propostas, as quais foram aprovadas: a inserção do farmacêutico nas unidades básicas de saúde, onde houver farmácia, durante o tempo de funcionamento; e uma relacionada à entrega de medicamentos.