Primeira edição do projeto Farmácia nas Escolas foi um sucesso!

Mesmo com toda a chuva que caiu no sábado, 16 de maio, cerca de 50 estudantes participaram do projeto Farmácia nas Escolas, realizado no Colégio Estadual Luiz Vianna, no bairro de Brotas. A iniciativa faz parte do programa Farmacêuticos em Ação, que tem o objetivo de elucidar assuntos ligados às diversas áreas de saúde, especialmente em farmácia, elaborado pelo Sindicato dos Farmacêuticos da Bahia (Sindifarma-Ba), em parceria com estudantes da farmácia.

Durante o evento, assuntos como os riscos no uso de anabolizantes e anticoncepcionais foram discutidos com os alunos e professores. O tema faz parte do dia a dia estudantil e despertou a curiosidade dos estudantes. De acordo com a diretora do colégio, Soane Nascimento Lima, a palestra tratou de temas atuais, sobre os quais os adolescentes desconhecem quanto aos danos que as substâncias podem causar.

“A questão dos anticoncepcionais, por exemplo, foi muito importante. Apesar de tanta informação as adolescentes ainda engravidam muito na adolescência. Outro ponto positivo foi o esclarecimento sobre a profissão do farmacêutico, muitos deles não sabiam bem da atuação do profissional de farmácia”, disse a diretora.

Para a estudante do ensino médio, Andressa Ferreira Lira Moreira, foi um proveitoso momento de aprendizado. “A gente não conhecia sobre a profissão de farmácia, que é indispensável. Estou muito satisfeita com a ação e espero que venham outras”, comemora a estudante.

Depois do sucesso dessa primeira edição, a diretora de imprensa e cultura do Sindifarma-Ba, Soraya Amorim, garante que o projeto continua: “vamos levar mais conhecimentos sobre os riscos de substâncias, assim como esclarecimentos da profissão de farmacêutico, não só para as escolas, mas também para os bairros e diversos outros locais que a farmácia tem de estar”, afirma Amorim.

De acordo com o presidente do Sindifarma-Ba, Magno Teixeira, que viabilizou a realização das palestras, essa é mais uma iniciativa da entidade que visa levar conhecimento e alerta para que as pessoas façam o uso adequado de medicamentos. “Essas ações fazem parte da luta do sindicato para tornar a profissão mais respeitada e valorizada. Quanto mais informações levarmos para a população mais próximos estaremos dela”.

O presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF), Mário Martinelli, que esteve presente na ocasião, diz que o evento é de grande importância e deve ser levado para todas as escolas baianas. “Estamos unidos, CRF e Sindifarma, para dar continuidade a esse excelente projeto de educação na escola”, disse Martinelli. Com isso, as entidades, de mãos dadas, estão cada vez mais caminhando para a valorização da profissão farmacêutica, porque juntos somos mais fortes!

Também estiveram presentes a diretora do Sindifarma-Ba, Lígia Barbosa, que coordenou os estudantes de farmácia na aferição de glicemia e pressão arterial dos alunos e professores do Luiz Vianna; assim como a coordenadora do Centro de Informações de Medicamentos (CIM – CRF), Maria Fernanda, a farmacêutica Aline, o assessor de áudio e vídeo do Sindifarma, Fernando Santt e os estudantes Kelvin Edson (FTC), Leandro Couto dos Santos (FTC) e Davisson Goes (Dom Pedro II). Parabéns, meninos, vocês são um belo exemplo do futuro profissional de farmácia!

Fiquem atentos que teremos mais ações pela frente!

[nggallery id=21]